27 outubro 2012

livros: para amar

As férias já estão chegando e muitos de vocês já estão se preparando, não é mesmo? Então, seguindo o post anterior sobre o que fazer pra aproveitar bem suas merecidas férias, segue uma lista dos meus três livros preferidos.




A Menina que Roubava Livros. (Título original: the book thief.)
* Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times". Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena. (Sinopse tirada do skoob).





O retorno do Jovem Príncipe. (Título original: El regreso del joven Príncipe.)
* Sinopse: Este livro, inspirado no clássico de Saint-Exupéry, busca responder à pergunta: E se o Pequeno Príncipe viesse ao mundo nos dias de hoje? O narrador é um homem de meia-idade que, numa viagem de carro na Patagônia, encontra um jovem desacordado no meio do deserto e resolve ajudá-lo. Ao longo de três dias, os dois improváveis companheiros conversam sobre a origem dos problemas, a dificuldade de ser adulto, o poder da amizade, o segredo da felicidade e a importância do amor. Assim, o narrador descobre a verdadeira identidade do misterioso jovem e o quanto a sua mensagem universal e atemporal ainda tem a nos ensinar. (Sinopse tirada daqui).


O guia do Mochileiro das Galáxias. (Título original: 

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy).

* Sinopse: Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar. (Sinopse tirada do skoob).


Então, esses são uns dos meus três favoritos livros.  Espero que vocês gostem deles tanto quanto eu gosto. Bom final de semana pra vocês, sweethearts.


5 comentários:

  1. Ótimas dicas, mas será que dá para aumentar um pouquinho a letra? hehe

    http://deumjeitosomeu.blogspot.com.br/

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, meu anjo! É que eu sempre esqueço de colocar no tamanho 'normal' e deixo sempre no 'pequeno'. ):

      Obrigada pela visita! =D

      Excluir
  2. Nossa quero ler muito nas férias! Com a faculdade e trabalho não tenho mais tempo de ler romances, meus favoritos.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito o livro "A Menina que Roubava Livros",agora com sua resenha fiquei mais curiosa ainda !

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas,minha irmã tem "A menina que roubava livros"..mas por incrível que pareça não consigo começar a ler.

    http://renata-diariodeumaadolecente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir