18 outubro 2014

resenha: aristóteles e dante descobrem os segredos do universo


Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo é um livro que pode, facilmente, ser lido em apenas algumas horinhas. Confesso que o peguei pra ler por que achei o título e a capa "interessantes", e também por que uma amiga minha (na qual eu confio muito no bom gosto literário) me indicou. O livro me ganhou em todos os sentidos. 

Primeiro que: a diagramação dele é maravilhosa. Um parabéns merecido pra Editora Seguinte! Como sempre, nunca decepcionando os leitores nesse quesito. ;) As páginas são gostosinhas de folhear e o livro é lindo. 

A história: Ari é um menino cheio de dúvidas sobre si mesmo, seu irmão, o passado da sua família. Dante é um garoto apaixonado por arte e poesia e muito confiante. Dante sabe nadar. Ari não. E é onde começa a história de uma das amizades mais espetaculares que eu já tive o prazer de ler sobre.



Um passeio na piscina e a vida de Ari mudou complemente. Dante vê o mundo de uma forma que Ari não entende muito bem, e isso o deixa curioso. Compartilhando alguns livros, músicas, pensamentos, os dois se conhecem cada vez mais e a amizade e a curiosidade só crescem. O autor conseguiu retratar perfeitamente as dificuldades de um garoto em plena puberdade, passando por momentos difíceis, questionando o mundo, a forma como Dante viva, como seu pai esconde seu passado, como sua mãe aceita generosamente o silêncio dele, como todo mundo - parece de repente - ter se esquecido que Ari tem um irmão.

Os personagens foram muito bem elaborados. Não tenho como descrever Dante e Ari aqui por que me faltam palavras. A amizade que cresce entre os dois é uma amizade que muitas pessoas gostariam de ter, uma amizade em que ambos estão dispostos a se ajudarem com questões ainda desconhecidas, se ajudarem com suas batalhas internas, com seus medos e seus sonhos. Eles se conhecem cada vez mais, juntos e isso é a maravilha na amizade dos dois.

Acredito que esse livro toque as pessoas de forma diferente. Eu terminei ele e fiquei quase um dia inteiro pensando em todas as questões que o livro levantou pra mim. O livro é profundo e cheio de significado, muitas pessoas podem estar com "um pé atrás" sobre esse livro por que ele é, também, um romance. Mas garanto pra vocês; o romance é só um ponto a mais no livro. Não é a questão principal, não é o foco dele. Pelo menos não foi pra mim. Ele foi tão cativante que me deixou com uma imensa vontade de ler de novo, pra poder repensar mais um pouquinho sobre os meus segredos do Universo.

Cinco estrelinhas por que esse livro é muito amor. Espero que vocês gostem. =)

Um comentário: