14 julho 2013

resenha: marina

Olá, olá. Hoje eu estou aqui para resenhar um livro maravilhosamente lindo para vocês. Um aviso prévio: não caiam na bobeira de ler a última frase desse livro. Por que eu tenho essa mania feia de ler as últimas frases de livros e tudo mais, mas ainda bem, fui avisada por uma amiga que ama Zafón, para eu não ler a última frase e não li. Não me arrependo por que se eu tivesse lido seria trágico. Sério. 


Marina é de Carlos Ruiz Zafón, um autor maravilhoso, muito popular, aliás. É da Suma de Letras, a capa é toda linda e dá um arzinho de mistério e suspense no ar. A frase da capa também lhe faz pensar. "Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu."

Maria é apaixonante. Qualquer um seria capaz de se apaixonar em poucos minutos, assim como Óscar Drai fez. Um menino de quinze anos, Óscar estuda em um internato e passa o tempo livro vagando por Barcelona. Em um dos seus passeios, Óscar encontra um dos casarões famosos de Barcelona, aparentemente abandonado. O casarão, é claro, chama a atenção do menino que logo passa a se aventurar e entra na casa. O menino se encanta com a arquitetura do local, fora a voz belissima que ouve e um relógio de bolso quebrado que encontra. Assustado com uma repentina e inesperada presença na sala, o menino sai correndo do casarão levando consigo o relógio de bolso. Quando Óscar dá por si, volta no casarão a fim de devolver o objeto roubado e conhece Marina. A fim de aventura, Marina leva Óscar num cemitério e os dois acompanham a jornada de uma mulher coberta com um manto negro, que visita a mesma sepultura na mesma data e na mesma hora. 

Os dois se encantam com a aventura e as dúvidas começam a crescer na cabeça de Óscar. Crente a resolver o mistério da mulher de negro, os dois saem a procura de informações e tudo o que eles conseguirem a respeito, principalmente de um símbolo que eles se encontram várias vezes, uma mariposa negra.

O que eu, particularmente, mais gosto do livro é que Marina tem tudo o que um leitor gostaria num livro. Romance, mistério, aventura, ação. Você nunca precisa de algo a mais por que a história lhe devora. Ela te dá asas e abre sua imaginação para horizontes mais longes. Demorei alguns dias - talvez semanas - para tirar Marina da cabeça. E confesso que vez ou outra ainda me pego pensando no livro e em toda a sua singela complexidade.

Leitura super recomendada.



4 comentários:

  1. Quando a Ju recomenda um livro não tem erro, o livro é bom mesmo!
    Adorei a resenha! :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e super me interessei por esse livro. Beijos

    www.lacerejinha.tk

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu já curti o livro logo pela primeira frase que tu escreveu! huahauah Sou dessas que pra se interessar pr um livro tem que ter: ou uma capa muito linda, ou uma frase de impacto hahaha.
    Vou colocar na lista, tô querendo comprar uns livros legais pra esse semestre e sua resenha tá bem interessante :D
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Descobri o seu blog por um cometário que você acabou de deixar no meu kk. Adorei ele, estou te seguindo *-* Beijos.

    ResponderExcluir